- Home /
- Page
Dúvidas
Tire aqui algumas de suas dúvidas
O medicamento manipulado é aquele que atende a uma prescrição médica personalizada e é elaborado individualmente na composição e dosagem certa para cada paciente.
Não, a quantidade prescrita pelo seu médico está de acordo com a necessidade é que, muitas vezes, o volume prescrito é menor do que a capacidade da embalagem utilizada.
Algumas substâncias são mais s al fresco, não ultrapassando 25°C, para que mantenham as suas propriedades no produto final. O aviso será destacado no rótulo ou na embalagem da fórmula.
A manipulação de medicamento é um forte aliado na adequação terapêutica, pois o médico prescreve uma fórmula personalizada que possibilita o ajuste da dose e combinações farmacêuticas não disponíveis no mercado convencional. Além disso, há o fator econômico, pois, como a fórmula é personalizada, não ocorre desperdício, e a possibilidade de automedicação fica bem reduzida.
Praticamente todos os medicamentos nas suas variadas apresentações, como cápsulas, xaropes, suspensões, cremes, loções, géis, óvulos, supositórios, permitindo, com isso, a correção para adaptação da terapêutica e adesão do paciente.
A farmácia deve lhe oferecer a assistência farmacêutica integral. Então, verifique se o farmacêutico está presente. Ele é o profissional habilitado para lhe dar orientação correta sobre o seu medicamento. As correções e adequações das diluições das matérias primas devem ser respeitadas. Além disso, a farmácia deve obedecer a todos os critérios da legislação do setor. Exija um bom atendimento e a pontualidade na entrega dos produtos. Observe a higiene do estabelecimento e de seus funcionários. Todos esses aspectos são observados e aplicados com alta qualidade.
Não! Por serem produzidos com base em fórmulas personalizadas, ou seja, prescritas para atender a casos específicos, os medicamentos manipulados não devem ser emprestados.
Em primeiro lugar, siga corretamente a posologia indicada pelo médico, transcrita no rótulo e/ou na receita. Em caso de dúvidas, gravidez, uso de outros medicamentos, efeitos colaterais ou sintomas inesperados, consulte sempre seu médico.
Sim. Durante o uso dos produtos controlados, identificados por tarja ou etiqueta preta ou vermelha na embalagem, não ingira bebidas alcoólicas e redobre o cuidado ao dirigir e/ou operar máquinas. Além disso, procure manipular o medicamento no prazo de 30 dias após a emissão da receita. Após a data, a receita contendo produtos controlados perde sua validade.
Ao Farmacêutico. Ele é o profissional habilitado para prestar-lhe assistência farmacêutica e dar-lhe a orientação correta.
Sim. O tamanho das cápsulas gelatinosas também pode variar de acordo com o procedimento utilizado em sua produção, o lote e o fornecedor das matérias primas, o que não interfere na atividade farmacológica.
Sim. Algumas matérias-primas têm, por natureza, um odor forte, que pode perdurar após o processo de manipulação. Nossos profissionais fornecerão orientações no momento do pedido quando a formulação contiver substâncias com odores fortes.
É conveniente consultar o médico antes de repetir as fórmulas, pois muitos produtos não devem ser administrados por períodos prolongados. Além disso, fórmulas com substâncias controladas necessitam de novas receitas e/ou notificações para serem aviadas.